Pergunta para compartilhamento:

Na sua opinião qual deveria ser a obra que a igreja deveria fazer?

 

Atos 3:1-10 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2 Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. 5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. 6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! 7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. 9 Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, 10 e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.

 

Como igreja nós precisamos ter clareza do nosso chamado, esta clareza nos dará firmeza, convicção e segurança do que estamos envolvidos.

Fomos chamados por Deus para uma obra sobrenatural. Muitas igrejas mudaram esse chamado e começaram a realizar algo natural, como ajudar as pessoas, dar comida, roupas, etc. 

Claro que isso é importantes no aspecto da vida da igreja. Não deve haver nenhum necessitado entre nós, pois somos irmãos, e irmãos não deixam outros irmãos passando necessidades, nós ajudamos.

Se Pedro tivesse dinheiro? Talvez teria ajudado aquele homem com comida, roupa ou até financeiro. Mas nosso chamado é transformar a vida das pessoas. Muitos são chamados para melhorar a vida das pessoas, mas somos chamados para transformar a vida das pessoas.

Se o nosso chamado é mudar a vida das pessoas então não é um chamado natural. Muitas vezes agimos baseado no que nós temos, mas Deus age baseado no que nós não temos, mas naquilo que Ele tem. 

           Aquilo que não temos é exatamente o que Ele usará para mostrar o Seu poder através de nós.

Se a obra que nós edificamos está baseado no que podemos fazer ou no que nós temos, então isso não é obra de Deus. Obra de Deus é:

              • O mar se abrir - passar por situações que ninguém diria que poderia passar

              • As muralhas cairem - vencer obstáculos enormes além de nossas forças

              • Andar sobre as águas - fazer o que Ele fez de maneira sobrenatural

              • Vidas transformadas - aqueles que ninguém pode mudar

              • Curas – Exemplo do filme, Superação, o milagre da fé

Tome cuidado com a experiência, pois ela pode ser muito ruim. Experiências muitas vezes serão muito ruins, pois já sabemos fazer e não dependemos de Deus e então se torna obra natural.

Pedro fez a diferença na vida daquele homem. Precisamos fazer a diferença na vida de alguém, você precisa marcar as pessoas que andam com você. 

Alguns pontos importantes que podemos ver nesse texto:

 

FOCO

4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós.

Olhar é ajustar a mira. Quando não se tem foco cria-se o ministério de sopa, roupa, água, e por ai vai. Precisamos focar no sobrenatural, pra aquilo que fomos realmente chamados, transformar vidas.

Tudo o que fazemos tem como objetivo sustentar o foco.

Existe poder no foco. Exemplo do laser, exemplo do jato de lavar

 

Nosso foco está na transformação das pessoas, do início quando estão doentes do pecado até que se tornem discípulos frutíferos.

Mateus 28:18-20 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Jesus transferiu autoridade aos discípulos para pisar serpentes e escorpiões quando os enviou de dois em dois, mas aqui ele diz ter toda autoridade no céu e na terra, e ai comissiona os discípulos. É como se ele estivesse reforçando a autoridade deles, eu tenho autoridade e agora estou enviando vocês debaixo da mesma autoridade. Mas a autoridade agora é para fazer discípulos. Como iniciamos o discipulado?

 

  1. Batizando

Quando ele se refere primeiro ao batismo, é porque isso tem haver com ganhar, consolidada e batizar esse futuro discípulo. Digo futuro discípulo, porque neste primeiro momento ele é uma ovelha, que precisa ser achada, carregada e inserida no aprisco.

  1. Ensinando

Após batizá-la, vem o ensino, este ainda é um momento que ela ainda é ovelha, pois o ensino se refere a se alimentar da palavra, da oração, da comunhão e também aprender a caminhar nas práticas da luz dos filhos de Deus.

 

  1. Enviando 

O envio, é o momento de se tornar discípulo na prática. Este é o processo de aprender a fazer o que o Discipulador faz para multiplicar o modelo estabelecido por Jesus

Se não tiver o foco de transformar vida perdemos o sobrenatural e ai só nos resta uma obra natural.

 

IMPOSSÍVEL

6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!

Muitos só fazem aquilo que podem fazer e isso é pouco, precisamos perceber o que não podemos fazer. Pedro percebeu o que não poderia fazer e através desse ponto fraco é que o milagre aconteceu. Todos nós temos pontos fracos que podem ser canais de milagres.

É na sua fraqueza que Deus ira fazer o milagre.

              • Não dá conta de pregar para alguém?

              • Não dá conta de liderar

              • Não consegue contribuir?

              • Moisés - sou gago e velho

              • Gideão - sou medroso

              • Elias - tenho medo de morrer

              • Jonas - Fujão

Deus não precisa de uma pessoa grande, ele precisa de gente que sabe seus limites e dependa de Deus e de pessoas, que chame pessoas para montar uma equipe e juntos poderem fazer o que sozinho ele não conseguirá.

NÃO TER MEDO DE ARRISCAR E DE ERRAR

6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! 7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram;

Pedro não tinha dinheiro mas orou pelo homem e não deu certo. Tem muitas coisas em nossa vida e ministério que não darão certo, mas e ai, o que você faz? chora, desiste, reclama? Não, você tenta de outra forma até que algo aconteça.

Pedro não desistiu, ele orou e o homem não levantou, então ele pegou na mão do homem e o levantou, nesse momento o milagre aconteceu.

Milagres só acontecem para pessoas que nunca desistem, que persistem, que não abrem mão, que vão até o fim.

Sei que falar de você mesmo é ruim. Mas se existe uma característica em mim que serve para algo é não parar, nunca desistir. 

 

PEDRO E JOÃO ESTAVAM JUNTOS 

3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós.

Orar faz a diferença, com certeza, mas andar com pessoas que tem o mesmo objetivo, que nos acrescenta, que nos puxa para cima e nos leva a crescer, isso também faz toda a diferença. 

            • Abraão precisa se separar de Ló

            • Davi precisa se separar de Saul

            • Mas Maria precisa estar junto com Isabel

            • Os discípulos de dois em dois

Pedro estava de João, eles andavam juntos, com o mesmo chamado e objetivo. Amizades não são neutras, ou elas lhe puxarão para baixo ou para cima. Ou elas lhe motivarão ou lhe desanimará.

Estabeleça seus relacionamentos pois do contrário todo o seu investimento irá ao chão. Tem pessoas que são ótimas amigas, mas não tem o mesmo foco que você. Tem gente que eu não me relaciono, pois seu estilo de vida não bate com o meu e tenta me rebaixar de nível. Ignore isso e verá a sua queda.

Conclusão

Fomos chamado para uma obra sobrenatural.

            • Foco

            • Impossível

            • Não ter medo de errar

            • Andar junto com pessoas que nos levem a crescer

 

Testemunho de um pastor que parou em um semáforo e foi abordado por um morador de rua. Ele não tinha dinheiro, mas  disse palavras de vida a ele. Propôs a ele levá-lo a igreja aos domingos e a partir daquele momento sua vida foi transformada.