"Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:13,14
Estamos em um caminho, todos que conheceram a Jesus estão indistintamente em um caminho. Uns avançam a passos largos todos os dias para novos horizontes. Outros, um pouco mais lento, vão dia a dia mais além. Existem aqueles que estão parados a muito tempo. E até outros que esqueceram algo lá atrás e voltaram para buscar. E sobre este que voltaram no caminho que recai o perigo. Não podemos ter algo que nos faça voltar, não podemos pensar que exista algo mais importante que simplesmente nos faça retroceder. Então, para seguir em frente o passado tem que ser queimado. Não podemos ir e deixar iscas para pegar algo que ficou. O que esta além é muito mais importante do que já vivemos. Mas o risco é que as pressões nos faça esquecer disto.
Mas qual é começo de todo desejo de voltar para atrás? E quando eu ofusco minha visão e não vejo o que me espera la na frente.
Certa vez ao conversar com um soldado da artilharia ele me disse que uns dos treinamentos que existem é colocar um tocha entre a arma e o alvo. Este fogo ofusca o alvo, distorce os fatos e deixa o atirador sem ter noção de como atirar corretamente. Mas com um bom treinamento e fixação no alvo eles conseguiam acertar. Esta sem duvida é uma estratégia do nosso inimigo. Ele coloca entre você e a promessa algo que ofusque sua visão, aquilo que te faz "duvidar" se é para frente que compensa ir. Por isto nossos olhares precisam serem treinados a olhar par Cristo, o nosso alvo. E que nada nos faça perder o alcançar a promessa, porque nada para trás pode se comparar com que há de vir.