19 Outubro 2019 - Como tomar boas decisões?

Escrito em 30/09/2019
Nayane Alvarenga


Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14.12

 

Muitos de nós somos pegos de surpresa. Uma oferta de trabalho em outra cidade, uma prova de concurso em outro estado, um convite para morar em outro país. Ofertas que surgem de uma forma rápida e inesperada, que te pedem para dar confirmações rápidas. 

 

Eva é um exemplo clássico de decisões que tomamos que mudam para pior a nossa vida. Mas podemos aprender com Rute, também uma mulher, que tomou a decisão correta, e seguiu o que parece ser improvável até os dias de hoje. Rute seguiu a sua sogra.

 

Rute representa para nós o valor de uma aliança. Com o passar dos anos podemos ter dificuldades de manter relacionamentos antigos. A frequentes mudanças  na igreja, trabalho e escola faz com que façamos amizades rápidas, e com isso nos acostumamos a não mais manter os relacionamentos antigos, fazendo com que em meios a decisões importantes, você não tem um vínculo com uma pessoa de aliança para pedir conselhos, e acaba tomando decisões precipitadas. 

 

Noemi conhecia Rute a muitos anos. E Rute confiava nela, a ponto de confiar sua vida. Rute via em Noemi alguém que representava uma palavra Deus em sua vida. 

 

A bíblia diz em Provérbios 11.14 que, Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.  Isso não diz para você contar a todos. Mas isso nos ensina que se você vive uma vida debaixo alianças com amigos cristãos, líderes, discipuladores e pastores, e eles estão mostrando um caminho em comum que você deve seguir, isso é segurança para a sua vida.

 

É tão precioso quando compartilhamos nossa vida e durante a conversa passamos a olhar por outro ângulo. Ver a situação de outra maneira, enxergar as possíveis ciladas do inimigo. Isso não exclui você de orar antes de tomar suas decisões, mas Deus poderá usar essas pessoas para falar com você e te direcionar ao caminho correto. 

 

Deus usa muitas situações para falar conosco. Quando estamos "sintonizados" nEle percebemos sua vontade para nós. Quantas vezes Deus fala conosco usando pessoas e crianças.  Esteja sensível a voz de Deus, pois a vontade dEle é boa perfeita e agradável.