A graça é o evangelho, as boas novas, mas é também uma pessoa, Cristo. A graça é para ser recebida e também para ser liberada na vida daqueles que estão ao nosso lado.
O mandamento é amar a Deus e amar ao próximo, ou seja, eu compreendo o amor de Deus por mim, em resposta ao amor de Deus, eu o amo e manifesto o mesmo amor ao próximo.
Jesus sempre ensinou que devemos ajustar em nós para poder ajustar nos outros.
Mateus 7:3-5 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.
Veja que as coisas de Deus começam sempre em nós para depois afetar os outros. Sempre precisamos remover algo em nós para que possamos manifestar na vida dos outros.
Só conseguimos perdoar os outros se compreendermos que fomos perdoados, e assim perdoaremos os outros.
Outra manifestação da graça - PALAVRAS DE VIDA
A maior manifestação do amor, da graça, na vida das pessoas é o perdão. Mas quero falar hoje de outra manifestação dessa graça que pode abençoar muitos ao nosso redor.
Jesus disse que do nosso interior fluiriam rios de águas vivas. Essa água como disse é recebida e também pode ser liberada.
João 4:14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Esse é o texto da mulher samaritana que recebeu água para transformar sua vida, mas também distribuiu água para mudar a vida de uma cidade.
João 4:39-42 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. 40 Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. 41 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, 42 e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
Todos aqueles que receberam a água da vida (que é Jesus), possuem dentro de si um rio que jorra para a vida eterna. Nós temos água para saciar a nossa sede, mas também para mudar a vida das pessoas.
Aplicação:
Mas deixe-me lhe mostrar a aplicação dessa fonte em sua vida. Precisamos entender como podemos tocar as pessoas com a água da vida.
As pessoas vivem debaixo de condenação,
-
-
-
-
-
-
-
por erros,
-
atitudes que as levaram a um lugar ruim,
-
a pessoas que se machucaram por sermos como somos, ou fazermos o que fazemos.
-
-
-
-
-
-
A água que temos precisa manifestar graça, graça que não condena, que abençoa, que levanta, que lava da condenação e da acusação.
EXEMPLO ACONSELHAMENTO SEM CONDENAÇÃO
O que suja as pessoas?
Elas são sujas pelo mundo, pelo falso ensino, pelas mensagens da lei que são enviadas sobre elas.
No mundo você é sujo o tempo todo, pois você sempre está passando o que está passando por uma falha sua. Mas também você é sujo pela contaminação do pecado, da impureza, etc.
PERGUNTA PARA COMPARTILHAMENTO:
O que leva uma pessoa a ficar desanimada na fé?
-
-
-
-
-
-
-
Isolamento
-
Impurezas
-
Alimento errado ou estragado
-
Paixões pelo mundo
-
Ilusões geradas por fantasias
-
-
-
-
-
-
Nós podemos lavá-las com a água da vida que está em nós.
PERGUNTA PARA COMPARTILHAMENTO:
Como posso dar dessa água a elas?
Quando eu libero a minha palavra sobre a vida das pessoas, eu lavo a vida delas. Minhas palavras podem ser usadas para levantar ou para abater, Tiago diz que não deve ser usada para as duas coisas, pois é contrário a nossa natureza.
Tiago 3:9-11 Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. 11 Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?
Jesus disse que as palavras que ele falava aos discípulos eram Espírito e vida.
João 6:63 O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.
Essa palavra tem o poder de limpar as pessoas, de levantá-las da prostração, da acusação e condenação que estão sobre elas.
João 15:3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;
Provérbios diz que a boa palavra, alegra a vida do homem.
Provérbios 12:25 A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.
Diante disso deparamos-nos com o natural, aquele irmão que diz que não pode mentir, ou os que se intitulam como SINCEROS, que falam a verdade para os outros.
Vou lhe ensinar algo, mesmo que veja algo ruim nas pessoas com os olhos naturais, libere palavras na vida delas baseado na fé que Deus tem nelas. Nunca fale do que ele é e sim do que ele pode ser.
2 Coríntios 5:16-17 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Isso deve ser aplicado aos irmãos, mas também ao filhos, pais, cônjuges. Com a convivência de anos podemos perder a visão correta das pessoas, e isso acontece porque tem uma trave em nosso olhos. Nada haver com elas e sim conosco.
Hoje precisamos lavar uns aos outros a nossa volta. Você precisa entender que quando você fala liberando graça, a palavra de Deus se mistura a nossa palavra e algo é liberado sobre a vida das pessoas.
Exemplo de José
Veja que José tinha razões de sobra para liberar palavras de condenação sobre seus irmãos por have-lo jogado em um cisterna e o vendido como escravo. Mas ao invés de responder com amargura, ele escolheu liberar águas vivas sobre a vida deles.
Exemplo de Esau
Não foi diferente com Esau. Quando seu irmão Jacó foi encontrá-lo esperava dele palavras de condenação e até mesmo a morte. Mas quando Jacó se encontra com Esau ele encontra águas vivas, a ponto de dizer que viu em Esau o sorriso de Deus.
Gênesis 33:10 Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.
Gênesis 33:10-11 (A mensagem) Mas Jacó insistiu: “Por favor, se você sentir no coração que deve me receber, aceite os presentes. Quando vi seu rosto, foi como se tivesse visto o rosto de Deus sorrindo para mim. Aceite os presentes. Deus tem sido bom para comigo, e tenho mais do que preciso”.
Diante da insistência do irmão, Esaú aceitou os presentes.
Conclusão
Quero lhe convidar hoje a ser um levantador de irmãos, um encorajador. Libere palavra baseadas naquilo que elas podem ser em Deus