Quando não investimos na futura geração, estamos fora do propósito de Deus.

 

“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a…” 

(Gênesis 1.28a)

 

Depois de criados, Deus dá uma ordem para Adão e Eva, para serem fecundos, multiplicar e encher a terra. Primeiro ponto a observar é que a ordem não foi dada a Adão mas para todos que estavam presentes no Jardim, pois não há frutificação sozinho. Quero mostrar pra você hoje que Deus nos fez fecundos juntos, mas que existe uma diferença entre multiplicar e encher a terra. O crescimento é algo fácil, todos conseguem pois não vem de nós, mas de Deus (1Coríntios 3.6). O problema que muitas gerações tem passado é a multiplicação, Adão cresceu, mas não multiplicou. Você não verá outro como Adão, alguém que ele investiu, que foi homem igual a ele. Verá apenas filhos e mais filhos sem qualquer investimento do líder levantado por Deus.

 

Adão não passou a genética, o coração, não investiu em outro líder. Adão apenas encheu, mas não multiplicou. Crescer é fácil, o difícil é gerar outro líder semelhante a si. Deus não fez qualquer homem, mas um segundo a sua imagem. Com a falta da multiplicação, você verá uma corrupção naquela geração, falta de ordem e crescimento de caos, Eva sendo seduzida pela serpente e Caim matando Abel. Família desestruturada, célula no caos, tudo isso é fruto da falta de multiplicação, não tinha alguém com o mesmo coração de Adão, não tinha o próximo líder.

 

Deus viu aquela geração corrupta e decidiu começar do zero, anunciou o dilúvio e chamou Noé como o próximo líder da nova geração. Deus havia feito Adão e Eva, um casal, mas dessa vez chamou Noé e toda sua família, isso inclui filhos, esposas dos filhos e até netos. Deus de outra forma estava mostrando a Noé a futura geração na qual ele deveria investir, Noé estava construindo uma arca mas deveria investir para seus filhos construírem também, eles eram um grande povo, que cresceu, mas não multiplicou. 

 

Depois do dilúvio, então, Deus dá a mesma ordem dada a Adão, multiplicar e encher a terra, mas não temos mais sinal de Noé, novamente temos um líder que falhou no papel de passar a genética, o coração e o propósito. Cresceram mas não multiplicaram. A famosa história da torre de Babel ocorreu depois do dilúvio, percebe que há um grande povo construindo uma torre, mas você não vê o líder daquela geração, porque Noé não formou, não multiplicou.

 

Depois de outra corrupção, causada pela falta de multiplicação, Deus chama Abraão para começar uma futura geração.

 

ÊNFASE NA GERAÇÃO FUTURA

“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12.1-3) 

 

Quando Deus chama Abrão para começar de novo, pede para largar a velha geração, seja pais ou terra, mas isso não significa que ele não era da velha geração. Quando Deus muda o mover de geração, usa alguém da velha para gerar a nova. Foi assim com Noé, mesmo matando toda a humanidade, ainda tinha rastros da velha geração. Assim também com Davi, mesmo ele sendo novo foi ungido por alguém da velha geração que foi o profeta Samuel. E com Jesus, mesmo sendo a nova geração foi batizado por João Batista da velha guarda. Precisamos do investimento dos mais velhos, Deus não faz alguém novo com novos costumes do nada, precisa do gerar, em outras palavras, multiplicar. Temos aquela mentalidade de que a nova geração vem com os jovens e adolescentes, não discordo, creio que vão trazer hábitos novos e inovadores. Mas, sem o investimento dos mais velhos, não existe os mais novos. Aquilo que foi dado a você deve ser passado, o propósito que ele te deu não fica apenas para você, mas também serve para ser passado para a próxima geração. 

 

“A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.” (Gênesis 15.4-5)

 

Noé foi usado por Deus, Adão foi usado por Deus, mas suas gerações não avançaram pelo simples fato de não ter um herdeiro, alguém para seguir o coração, o propósito e o chamado. O investimento na nova geração não teve, o herdeiro treinado, líder em treinamento, filho disciplinado, não houve o passar para a futura geração. A falta de multiplicação não faz parte do propósito divino, quando estamos no propósito de Deus o alcance é muito maior. Perceba que com Adão a história é tratada como casal, Adão e Eva, com Noé a história é tratada como família, mas com Abraão a história é tratada como nações. Quando investimos na próxima geração temos um alcance muito maior, uma coisa é ter uma família, outra é ter um legado, que dure de gerações em gerações. 

 

NOVA GERAÇÃO É GERADA PELO ESPÍRITO

Deus promete a Abraão um herdeiro e então você já conhece a história, passou-se um tempo no qual foi o suficiente para a paciência dele. Abraão busca ter um filho com a empregada para ter o herdeiro imediatamente, esse o chama de Ismael, mas sabemos que não é o herdeiro. Aqui está um princípio muito interessante, para a próxima geração não vale aquilo que você faz com a força do seu braço, se você tentar formar a próxima geração então irá fracassar. Não conhecemos o Deus de Abraão, Ismael e Jacó, pois aquilo que é feito na nossa própria força é esquecido. O que interessa é o que Deus faz e forma, através de nós.

 

“Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara.” (Gênesis 21.2)

 

Deus deu Isaque para Abraão e Sara, um filho no qual seria herdeiro, fruto do Espírito, não pela força humana. Tudo o que fazemos para a próxima geração deve ser glória a Deus e não a nós. Mas outro ponto muito importante é que Sara deu à luz ao filho no tempo determinado, não de Abraão, mas de Deus. A próxima geração e próxima fase, não é gerada por nós, isso inclui o tempo. O nosso tempo não vale, quem gera é Deus então é no tempo dEle. Mas qual é o tempo de Deus? Quando for necessário a próxima geração, perceba que o tempo determinado de Deus, era o tempo da velhice de Abraão, já não tinha forças, o pique que tinha antes. Um dos motivos do porque é necessário a atualização, a velhice vem e chega a qualquer momento, ficamos para trás, costumes, hábitos e pensamentos envelhecem, um dia também morre. A obra é eterna, não pode se limitar a nós, por isso, ao chegar no tempo certo, quando já n!ao damos conta, é gerado a próxima geração pelo Espírito.

 

NOVA GERAÇÃO RECEBEM IMERECIDAS BENÇÃOS

Depois que Isaque, herdeiro de Abraão, cresce, tem agora o seu herdeiro e é passado para a próxima geração. Uma vez que seu pai investiu, a visão e o coração foi passado então automaticamente Isaque já arruma seu herdeiro e passa essa mesma visão. Mas assim como com Abraão teve problemas com os filhos, Isaque também tem. Como genética, não apenas os benefícios mas também as falhas são puxadas, se posso dizer assim. Isaque estava velho e tinha que dar a benção da primogenitura, o primogênito era Esaú, mas como a história é conhecida, não preciso detalhá-la. Jacó rouba a benção de Esaú, vestindo suas roupas e sendo tocado pelo pai, Isaque estava velho então não tinha uma boa visão. 

 

Ressaltando, Isaque estava velho! O tempo perfeito para passar para a próxima geração. Então Jacó recebe a benção, sendo que não era para ele. Isso me faz pensar, Jesus também, é o nosso irmão mais velho, mas mesmo assim Deus nos abençoa, assim como Jacó. Nós da futura geração estamos sujeitos a receber benção imerecidas! Toda maldiz!ao foi passada para Jesus na cruz, e todas as bençãos que era para Ele, passada agora para nós, os Jacó’s!

 

O filho mais novo, nova geração, teve condenação então se escondeu de Esaú. Por anos vemos uma falta de relacionamento e afeto entre os irmãos, até que resolvem se encontrar. Cada um já está com esposas e filhos, gerações sendo formadas, e vão se encontrar com todos presentes na hora. Esaú, ao enxergar Jacó em distância, corre em direção ao seu irmão, Jacó pensa que iria matá-lo mas ao invés de se vingar, o mais velho o abraça e então começa a chorar. Um momento de muita felicidade e muitas lágrimas, encontro inesquecível. A condenação da nova geração é tirada, o mais velho aceita o mais novo sem julgo e disciplina, apenas aceita incondicionalmente. Assim foi conosco hoje, que ao Jesus vir pensávamos ser julgados e condenados, mas a nova geração percebe que, somos aceitos incondicionalmente.

 

NOVA GERAÇÃO VIVE EM HONRA

No momento em que Jacó foi aceito, estava com toda a sua família presente e observando, inclusive seu filho José. Conhecemos já sua história, José cresceu e teve um péssimo relacionamento com seus irmãos que quiseram até matá-lo. Jogaram José que era o filho mais novo, em um poço, venderam ele como escravo, foi tratado injustamente. Mas houve um tempo em que José foi levantado como governador do Egito, depois de anos tendo aquela vida injusta, José foi levantado no momento em que aquela nação passava fome. Os irmão de José e toda a família estavam passando fome e então foi ao palácio pedir comida, e o governador era José, aqueles que eles haviam tratado injustamente.

 

Quando os irmãos chegaram no palácio, José os reconheceram mas eles não reconheceram José, essa era a melhor hora para o irmão mais novo trazer justiça, tratá-los como foi tratado. Os irmãos de José jogaram-no em um poço, mas agora são eles que estão no fundo do poço, precisando de ajuda. Mas o interessante é que, José tinha em mente aquilo que o pai dele viveu, foi aceito incondicionalmente, então, em honra com a velha geração, José aceita seus irmãos também.

 

Não há maior honra e maior servo do que fazer o que seu pai fez, o que a velha geração fez. Isso é a maior coisa que um filho ou discípulo pode fazer. Para um pai, ver um filho fazendo o que ele faz é prazeroso, pois é o que ele ensinou, passou e investiu. Aquilo que a velha geração passar para a nova será feito, isso é um trabalho com sucesso! É a honra em que a nova geração pode passar para a velha. Uma coisa é investir, outra é o investimento dar resultado. Queremos crescimento ou multiplicação? Família ou legado? Devemos passar o mover de Deus de geração em geração.